Contactos

PROSEG SERVIÇOS

  • Pessoa de contato: CESAR
  • Telefone: +55 (18) 3529-19-93
  • MSN: gerencia.proseg@outlook.com
  • Skype: (18)99600-6436
  • Endereço postal: Rua: Vaticano n:460, Osvaldo Cruz, São Paulo, 17700-000, Brasil

Renovações do site

RESOLVER OS PROBLEMAS DE CHEQUE SEM FUNDO

RESOLVER OS PROBLEMAS DE CHEQUE SEM FUNDO

08/10/12

20/09/2011 00h48 – Atualizado em 20/09/2011 00h48
Mara Luquet orienta como resolver os problemas de cheque sem fundo

Colunista recomenda que o papel não seja rasgado após recuperá-lo e que ele deve ser entregue na sua agência bancária.
imprimir O casal Gilson e Vanésia Atanásio tomou um susto quando foi sacar o dinheiro da devolução do Imposto de Renda a que teriam direito. Dos R$ 800, apenas R$ 200 estavam disponíveis.

O restante foi usado para cobrir a dívida que eles tinham com o banco por conta de tarifas bancárias que eram debitadas de sua conta. E por que não fecharam a conta? Segundo Vanésia, o banco não aceitou o encerramento da conta porque havia um cheque que fora devolvido (veja a história completa no vídeo ao lado).

Segundo o Banco Central, contudo, não há nenhum impedimento para que a conta seja encerrada nesses casos. Portanto, atenção.

São muitos os brasileiros que se esquecem de encerrar a conta corrente quando decidem trocar de banco. É um erro comum e que pode gerar muitos prejuízos, segundo Larissa Davidovich, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio. “As pessoas param de usar a conta e se esquecem”, diz Larissa.

O grande problema é a cobrança de tarifas. Se a conta está aberta, as cobranças de tarifas permanecem e vai gerando uma dívida que explode quando você menos esperar. Por isso atenção: Larissa conta que é muito comum a conta ter uma linha de cheque especial e as tarifas serem debitadas desses recursos. Assim, você vai pagando:

• O ônus de encerrar a conta é do titular da conta e não do seu empregador;
• É necessário notificar o banco, por escrito, que você deseja encerrar a conta;
• É necessário protocolar na agência bancária a notificação para que ela sirva de marco para que as tarifas não sejam mais cobradas;
• O banco não pode se negar a encerrar a conta, se isso acontecer recorra aos órgãos de defesa do consumidor.

FONTE:JORNAL O GLOBO